Nestes momentos, a
linguagem se cria, se transforma e se constrói.
A aquisição da escrita é construída permanentemente pelo
próprio indivíduo,
através das interações sócio-comunicativas que permitem a
transformação interna das
habilidades lingüísticas e que são assimiladas no contado
com pessoas mais experientes,
através de ensaios, tentativas e erros até que o acerto se
estabeleça de dentro para fora.
Segundo Emilia FERREIRO (1999, p.31) “...em língua escrita
todas as
metodologias tradicionais penalizam continuamente o erro ,
supondo que só se aprende
através da reprodução correta, e que é melhor não tentar
escrever, nem ler, se não estiver em condições de evitar o erro. A consequência
inevitável é a inibição: as crianças não
tentam ler nem escrever e, portanto, não aprendem”.
PROFESSORA ROSE,
ResponderExcluirÉ VERDADE ESTA MATÉRIA. TENHO ACOMPANHADO MEU FILHO E PERCEBI A GRANDE EVOLUÇÃO EM UM PEQUENO ESPAÇO DE TEMPO. ELE TEM APENAS 5 ANOS E ESTÁ LENDO SEM COBRANÇAS E EXERCÍCIOS REPETITIVOS.
PARABÉNS PELA EXCELENTE PROFESSORA E EDUICADORA QUE É.