segunda-feira, 16 de julho de 2012

Texto do livro - Pais Brilhantes,Professores Fascinantes



GIRLSPT.A síndrome SPA
SPA –SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO
A televisão mostra mais de sessenta personagens por hora com as mais diferentes
características de personalidade. Policiais irreverentes, bandidos destemidos,
pessoas divertidas. Essas imagens são registradas na memória e competem com a
imagem dos pais e professores.
Os resultados inconscientes disso são graves. Os educadores perdem a capacidade
de influenciar o mundo psíquico dos jovens. Seus gestos e palavras não têm
impactos emocionais e, conseqüentemente, não sofrem um arquivamento
privilegiado capaz de produzir milhares de outras emoções e pensamentos que
estimulem o desenvolvimento da inteligência. Freqüentemente os educadores
precisam gritar para obter o mínimo de atenção.
A maior conseqüência do excesso de estímulos da TV é contribuir para gerar a
síndrome do pensamento acelerado, SPA. Nunca deveríamos ter mexido na caixa
preta da inteligência, que é a construção de pensamentos, mas, infelizmente,
mexemos. A velocidade dos pensamentos não poderia ser aumentada
cronicamente. Caso contrário, ocorreriam uma diminuição da concentração e um
aumento da ansiedade. É exatamente isso que está acontecendo com os jovens.
A ansiedade da SPA gera uma compulsão por novos estímulos, numa tentativa de
aliviá-la. Embora menos intenso, o princípio é o mesmo que ocorre na dependência
psicológica das drogas. Os usuários de drogas usam sempre novas doses para
tentar aliviar a ansiedade gerada pela dependência. Quanto mais usam, mais
dependentes ficam.
Os portadores da SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se
agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os
colegas. Estes comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela
SPA.
A educação está falida, a violência e a alienação social aumentaram, porque, sem
perceber, cometemos um crime contra a mente das crianças e dos adolescentes.
Tenho convicção científica de que a velocidade dos pensamentos dos jovens há um
século era bem menor do que a atual, e por isso o modelo de educação do passado,
embora não fosse ideal, funcionava.
Precisamos de um novo modelo de educação.


Em minhas conferências, freqüentemente pergunto aos professores com mais de
dez anos em sala de aula se eles percebem que os alunos atuais estão mais
agitados que os do passado, e a resposta unânime é afirmativa. Precisamos de
professores incomuns, que compreendam o anfiteatro da mente humana. De
professores comuns o mundo está cheio.
Pensar é excelente, pensar muito é péssimo. Quem pensa muito rouba energia vital
do córtex cerebral e sente uma fadiga excessiva, mesmo sem ter feito exercício
físico. Este é um dos sintomas da SPA. Os demais sintomas são sono insuficiente,
irritabilidade, sofrimento por antecipação, esquecimento, déficit de concentração,
aversão à rotina e, às vezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, dores
musculares, taquicardia, gastrite. Por que um dos sintomas é o esquecimento?
Porque o cérebro tem mais juízo do que nós e bloqueia a memória para pensarmos
menos e gastarmos menos energia.
Muitos cientistas não percebem que a SPA é a principal causa da crise na educação
mundial. Ela é coletiva, atinge grande parte da população adulta e infantil. Os
adultos mais. responsáveis apresentam uma SPA mais forte e, por isso, ficam mais
estressados. Por quê? Porque têm um trabalho intelectual mais intenso, pensam
mais, são mais preocupados.
A SPA dos alunos faz com que as teorias educacionais e psicológicas do passado
quase não funcionem, porque, enquanto os professores falam, os alunos estão
agitados, inquietos, sem concentração e, ainda por cima, viajando nos seus
pensamentos. Os professores estão presentes na sala de aula e os alunos estão em
outro mundo.
As causas da SPA
A síndrome SPA gera uma hiperatividade de origem não-genética. Desde os
primórdios da humanidade sempre existiu a hiperatividade genética, caracterizada
por uma ansiedade psicomotora, inquietação e agitação do pensamento de fundo
metabólico. Por isso, algumas pessoas sempre foram mais ansiosas, teimosas e
hiperpensantes do que outras. Mas hoje há uma hiperatividade funcional nãogenética
- a SPA.
Quais são as causas da SPA? A primeira, como disse, é o excesso de estímulo
visual e sonoro produzido pela TV, e que atinge frontalmente o território da emoção.
Notem que não estou falando da qualidade do conteúdo da TV, mas do excesso de
estímulos, sejam eles bons ou péssimos. A segunda é o excesso de informações.
Em terceiro lugar, a paranóia do consumo e da estética, que dificulta a
interiorização.
Todas essas causas excitam a construção de pensamentos e geram uma
psicoadaptação aos estímulos da rotina diária, ou seja, uma perda do prazer pelas
pequenas coisas do dia-a-dia. Os portadores da SPA estão sempre inquietos,
tentando garimpar algum estímulo que os alivie.
Com respeito ao excesso de informação, é fundamental saber que uma criança de
sete anos de idade da atualidade tem mais informações na memória do que um ser
humano de setenta, há um ou dois séculos. Essa avalanche de informações excita
de maneira inadequada os quatro grandes fenômenos que lêem a memória e
constróem cadeias de pensamentos. Quem tem SPA não consegue gerenciar os
pensamentos plenamente, não consegue tranqüilizar sua mente.
O maior vilão da qualidade de vida do homem moderno não é seu trabalho, nem a
competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas o excesso de
pensamentos. A SPA compromete a saúde psíquica de três formas: ruminando o
passado e desenvolvendo sentimento de culpa, produzindo preocupações sobre
problemas existenciais e sofrendo por antecipação.
 COM - Cursores Animados

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