"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." "Nada de imitar seja lá quem for. … Temos de ser nós mesmos … Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir." (Monteiro Lobato)
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
terça-feira, 14 de agosto de 2012
BRILHANTES E PEQUENOS INVENTORES - ECCA
Guglielmo Marconi
A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
Albert EinsteinThomas Alva Edison: o homem que trouxe a luz - ECCA
fonte:http://alvaedison.vilabol.uol.com.br/invencoes.htm
GIRLSPT.COM - Curs
ores Animados
Thomas Alva Edison: o homem que trouxe a luz
| |
Invenções
|
Apesar de seu grande potencial inventivo, Edison é mais conhecido por seus aperfeiçoamentos em invenções. Sua equipe não apenas "criava" mas também mantinha um ritmo de atualização e inovação nos inventos de Edison. Sua atuação junto a outros "inventores" é conhecida como por exemplo junto a Henry Ford, Willian Dickson (cinematógrafo) e Grahan Bell.
A Lâmpada Elétrica
A invenção da lâmpada elétrica não foi tão original quanto a do fonógrafo. Muitos outros vinham trabalhando sobre essa idéia havia anos. Mas Edison desejava fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar e em escritórios.
Em 1879, Edison chegou ao princípio que o levaria com êxito à iluminação elétrica. Passara dois anos pesquisando o filamento que desse boa luz ao ser percorrido pela corrente elétrica. Em sua busca de uma substância perfeita para esse filamento, mandou um agente procurá-la nas florestas da Amazônia, e outro nas florestas do Japão.
Uma noite, Edison estava sentado à escrivaninha, brincando descuidadamente com uma mistura de negro-de-fumo (espécie de resíduo de carvão) e alcatrão. Enrolando-a até convertê-la em um fio, pôs este numa bola de vidro, da qual extraiu o ar. Quando fez passar a corrente elétrica no fio, este brilhou por algum tempo, e depois se queimou e se desfez.
Edison achou que a mistura se queimara porque continha ar, e pensou em buscar alguma coisa que não contivesse ar, tal como linha carbonizada, ou seja, uma linha de coser de algodão reduzida a cinza por combustão. Edison pensava que esse fio resistiria à corrente elétrica. Em 19 de outubro de 1879, após muitos insucessos, Edison conseguiu afinal colocar em uma lâmpada um filamento de linha carbonizada, do qual obteve luz de boa qualidade.
Ao alvorecer do dia 20 de outubro, a preciosa lâmpada ainda brilhava, e assim continuou por todo o dia, só vindo a queimar o filamento no dia 21, quando Edison decidiu aumentar a voltagem da corrente. Quando, em 21 de dezembro, noticiou-se a invenção da luz elétrica incandescente por Edison, este passou a ser chamado em todo o mundo o mago de Menlo Park.
O Telégrafo "multiplex"
O telégrafo "multiplex" de Edison era uma adaptação do telégrafo. Criado em 1869, transmitia as últimas cotações da Bolsa de Valores para as impressoras em outros escritórios, através de fios, produzindo também o "tic-tac" quando em funcionamento.
O Fonógrafo e o Ditafone
Thomas Edison foi quem conseguiu gravar o som pela primeira vez, em 1877. Ele conseguiu gravar utilizando um repetidor de telefone. Esta máquina gravava vibrações sonoras na forma de entalhes em uma folha de papel passada sobre um cilindro em rotação. Primeiro Edison testou o seu aparelho gritando “alô” no bocal. Quando o papel passou sob a agulha presa a um diafragma, a palavra foi reproduzida.
As gravações de Edison, feitas em folha de lata duravam somente um minuto e eram logo desgastadas pelas agulhas de aço.
O "ditafone" foi um aperfeiçoamento do fonógrafo funcionando como uma "secretária eletrônica" atual. Gravava mensagens recebidas por telefone para serem ouvidas posteriormente. Uma variação deste equipamento permitia a gravação de discursos e memorandos para serem datilografados depois.
O Telefone de Parede
O telefone de parede de 1879, foi inventado por Thomas Edison, que projetou o fone e o receptor. Era preciso girar a manivela enquanto se ouvia. Um toque da campainha indicava chamada de fora ou uma ligação efetuada com sucesso.
O Cinetoscópio
Em 1888 Edison requereu patente para o seu "cinestocópio", aparelho adaptado do "cinematógrafo". Além de imagens eram apresentados também sons gravados simultaneamente. Devido a problemas técnicos, o cinetoscópio não conseguiu a notoriedade desejada. A equipe de Edison, então, passou a trabalhar em outros projetos. O "cinema falado" não começou antes de 1927.
Santos Dumont e suas invenções- ECCA
Santos Dumont | |
---|---|
Alberto Santos Dumont | |
Nome completo | Alberto Santos Dumont |
Nascimento | 20 de julho de 1873 Palmira, renomeado em sua honra Santos Dumont, MG |
Morte | 23 de julho de1932 (59 anos) Guarujá, SP |
Nacionalidade | brasileiro |
Ocupação | Aeronauta e inventor |
Principais trabalhos | 14-bis Demoiselle |
Prêmios | Prêmio Deutsch Prêmio Archdeacon |
Assinatura |
Mudando-se para a Cidade-Luz dois anos depois, passa a dedicar-se aos estudos de mecânica, física e matemática que o fariam um dos maiores inventores do mundo.
14-Bis
Das suas invenções destacamos primeiramente, o 14-Bis. Mesmo depois do voo dos irmãos Orville e Wilbur Wrightcom um mecanismo similar ao de uma catapulta ainda faltava uma máquina voadora com autonomia de pouso e decolagem. Em uma engenharia primorosa, Santos Dumont juntou asas com células Hargrave, uma estrutura em caixa parecida com uma pipa que permitia elevação com peso mínimo. Em 12 de novembro de 1906, após três tentativas, Dumont e seu 14 Bis voaram 220 metros a uma altura de 4 metros.
Dirigível movido a petróleo
Relógio de pulso
O relógio de pulso também é uma das invenções gloriosas atribuídas à Santos Dumont. Amigo de Cartier, o engenheiro de relógios mais famoso do mundo, Dumont foi quem sugeriu que o relógio tivesse alças e não correntes como estava sendo feito até então. Assim, Dumont poderia controlar com maior facilidade o tempo que passava no ar. O Hangar com portas de correr também é invenção de Santos Dumont: em 1900, para fechar o galpão onde elaborava e montava suas invenções.
Dumont também teve a ideia de instalar portas que se moviam sobre rolamentos. Assim, o primeiro hangar do mundo, aos moldes dos que ainda existem hoje, estava criado e tinha 11 metros de altura, 7 metros de largura e 30 metros de extensão.
ECCA- INVENÇÕES DE LEONARDO DA VINCI
Invenções de Leonardo Da Vinci
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes.
1. O Exterminador
2. Metralhadora
3. Bomba fragmentada
Os canhões eram muito usados na época, mas Da Vinci resolveu deixá-los ainda mais mortais. Essas balas de canhão, assim que disparadas, se explodiam em diversos pedaços afiados, apliando o campo de destruição
4. Carruagens com lâminas
Essa foi uma invenção com belos detalhes e ao mesmo tempo aniquiladora. As lâminas giravam a medida que os cavalos puxavam a carruagem e com isso destruiam tudo que passava pelo caminho.
5. Canhão giratório
Este invento conseguia disparar 16 balas de canhão ao seu redor. Uma verdadeira arma de destruição em massa para a época.
Talvez esta seja a invenção mais famosa de Da Vinci, que a descrevia como "um veículo capaz de destruir qualquer inimigo". Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuia algumas falhas dificeis de corrigir ? e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto.
7. Muralha de defesa
Este invento era basicamente para defesa. Em guerras era comum usar escadas para invadir castelos. Soldados ficavam escondidos atrás desta parede e a moviam para que as escadas ficassem sem apoio e caissem, dificultando o acesso dos inimigos.
8. Catapulta
A catapulta já era usada há centenas de anos antes de Da Vinci surgir, mas ele conseguiu aprimorá-la. Ele desenvolveu vários modelos, mas esta aqui tinha força para atirar pedras e fogo a grandes distâncias.
9. Fortaleza
A ideia desta fortaleza era fazê-la forte o suficiente para aguentar os ataques inimigos. Seu formato inovador possibilitava mais resistência aos impactos de armas e disparos, ao mesmo tempo em que pequenas fendas possibilitavam o disparo de dentro para fora. O dono do castelo ficava no centro desta fortaleza e podia fugir por uma passagem secreta caso estivesse em perigo.
10. Canhão desmontável
Os canhões da época eram pesados e de dificil transporte. Da Vinci elaborou esta estrutura nova, que poderia ser facilmente desmontada e transportada, mantendo o mesmo poder de fogo
11. Atiradeira de pedras
Esta era uma atiradeira mais moderna, que atirava pedras e outros materiais pesados.
12. Helicóptero
Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do "helicóptero" de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.
13. Embarcação armada
O escudo protegia contra ataques e possibilitava que o barco se aproximasse dos inimigos sem que eles soubessem que ali havia um canhão. Só era aberto quando chegasse perto dos inimigos. Quando recolhido, também estabilizava o barco quando o canhão disparava.
14. Atiradeira gigante
Ao invés de flechas, esta atiradeira enorme disparava pedras e bolas pesadas.
15. Ponte invasora
Fósseis - " O que é isso?"
A Paleontologia, nome que significa estudo dos seres antigos( do grego, PALEO= antigo;ONTO=ser; LOGOS= estudo), é a ciência que estuda os fósseis.Eles são restos e vestígios de seres que vieram há muito tempo e que foram conservados em rochas ou outros materiais, como o âmbar, uma resina de plantas fósseis. Vestígios podem ser apenas as pegadas ou marcas da passagem de um animal em terreno lamacento que depois se transformou em rocha.
ENTENDERAM?
NÓS FIZEMOS OS FÓSSEIS COM ARGILA, MASSA DE MODELAR E GESSO. VEJA COMO FICOU!
Assinar:
Postagens (Atom)